Rua Urbano da Rocha, 255 - Jardim Nilópolis - Campinas/SP - CEP 13088-826

A Ordem é Otimizar Espaço

No mundo da logística, os Sistemas de Armazenagem são importantes ferramentas. Sua principal função é a otimização de área de armazenagem, mas podemos também citar outras vantagens, como por exemplo:

- Organização da carga por endereçamento (usando ou não um WMS - Warehouse Management System);

- Facilidade de manutenção e limpeza do warehouse;

- Profissionalização da logística da empresa, na visão do cliente interno ou do externo;

- Para logística própria, economia por conta de utilização da logística interna;

- Para operadores logísticos, geração de receita com a venda de posições paletes;

- Grande melhoria da imagem do armazém, perante o cliente (interno ou externo).

Seguem abaixo ilustrações de alguns tipos de sistemas de armazenagens mais utilizados. Como o objetivo é apenas ilustrar o tema, não nos estenderemos nas explicações de cada um deles.


Porta paletes Convencional

Empilhadeiras Classe 1

O mais utilizado, devido sua facilidade de endereçamento e controle de FIFO(First in, First out, ou Primeiro que entra é o primeiro que sai).


Sistema Drive-in

Empilhadeiras Classe 2

A máquina trabalha dentro do corredor da carga, utilizado mais para armazenagem de lotes pois dificulta o controle do FIFO. Oferece expressivo ganho de posições.


Push Back

Empilhadeiras Classe 3

Sistema de puxar e empurrar a carga na estrutura. elimina corredores mas também dificulta o FIFO. A carga entra e sai pelo mesmo lado através de sistemas de roletes que a forçam através da gravidade para o lado de entrada.


Sistema Dinâmico:

Empilhadeiras Classe 4

A carga é colocada de um lado e retirada pelo outro lado, também através e sistemas de roletes a forçam através da gravidade ao outro lado. Bom controle do FIFO com eliminação de corredores.


Cantilever

Empilhadeiras Classe 5

Utilizado para armazenamento de cargas longas como por exemplo: postes, calhas, canos, pranchas de madeira ou madeiramento em geral. Pode ter os dois lados utilizados ou apenas um, ficando assim encostado na parede, por exemplo.


Flow rack

Empilhadeiras Classe 5

Sistema de utilização manual para itens sortidos e pequenos, como parafusos, arruelas, pequenas caixas, facilitando a separação destes. Trabalha com sistemas de roletes e pode ser alimentado por um lado e retirado por outro.


Conclusão

É importante para o gestor de logística, na busca da otimização de área, ter em mente os diferentes tipos de sistemas de armazenagem, pois sua correta aplicação traz grandes benefícios para sua operação. Por esse motivo, buscar conhecer essas diferenças farão que sua empresa tenham um grande diferencial competitivo, no que refere-se a aproveitamento de espaço.

Todos os direitos reservados Empicamp @2006